AD_ACNE-YOUNG-WOMAN-LOOKING-IN-MIRROR_LARGE_2021
Conteúdos

Cicatrizes de acne: compreenda-as e reduza-as

Para algumas pessoas, a acne é tão simples quanto algumas borbulhas no rosto ou nas costas, mas, por vezes, pode avançar para um estágio mais grave, deixando as cicatrizes de acne vermelhas, castanhas ou perfuradas. Dependendo do tipo de lesões, pode nem sempre ser possível eliminar uma cicatriz de acne, e muito menos removê-la. No entanto, é perfeitamente possível reduzi-las e, sobretudo, evitá-las o mais possível, adotando os gestos certos! 

Quando existe uma cicatriz de acne, significa que inicialmente existia uma borbulha de acne que estava enfraquecida. Por exemplo, pode ter sido ferida, espremida, perfurada, atacada por um produto inadequado ou pela exposição ao sol... Em todos os casos, esta cicatriz de acne é o resultado visível que permanece quando a pele ficou demasiado enfraquecida. E quanto mais grave for a acne, com borbulhas muito profundas na pele, maior será o risco de ter uma cicatriz de acne marcada.

Como se forma uma cicatriz?

Sabia que são necessárias cerca de 3 semanas para formar uma cicatriz de acne?

  • No início, durante 3 a 4 dias, o nosso sistema de defesa ativa o mecanismo de cicatrização: a borbulha torna-se vermelha e muito inchada, geralmente quente ao toque.
  • Depois, durante cerca de 10 dias, a pele "regenerará". Produzirá uma grande quantidade de tecidos (compostos principalmente por colagénio e fibras de elastina) para substituir, de alguma forma, a área danificada. Nesta fase, há frequentemente uma cicatriz elevada ou rebaixada, ligeiramente diferente da pele circundante. 
  • Por último, os últimos dias são a fase final da remodelação. A pele é refirmada e surge uma nova camada de células protetoras na superfície.
    Por isso, a cicatrização leva tempo! Muito mais tempo do que os poucos minutos que poderíamos gastar em cuidados da pele todos os dias. Convenhamos que a melhor forma de ajudar a sua pele a viver é deixá-la sossegada.

Os tipos de cicatrizes de acne dependerão realmente de muitos critérios, tais como: 

  • a gravidade da acne (quanto mais grave o estágio e mais inflamação, mais profundas serão as cicatrizes de acne)
  • tipo de pele, espessura e cor 
  • a qualidade dos cuidados da pele aplicados (rotina de cuidados da pele, produtos utilizados, proteção solar, mas também, naturalmente, a forma como a pele é tratada)
  • idade, claro (a pele demora mais tempo a regenerar à medida que envelhecemos)
  • sem esquecer as possíveis deficiências (em proteínas, vitaminas, certos minerais ou oligoelementos, essenciais para uma boa regeneração)

Assim, o processo de regeneração irá variar de pessoa para pessoa: aqui está uma visão geral das cicatrizes de acne que podem ser observadas. 

Cicatrizes de acne em forma de
manchas castanhas

As manchas castanhas, também conhecidas como manchas de pigmentação, são causadas pela hiperpigmentação. Muitas vezes, esta aparência desagradável aparece quando a pele é exposta ao sol, durante o período de cicatrização, e começa assim que o a borbulha é inflamada, quando está vermelha e inchada.
Deve ter-se em conta que quanto mais escura for a pele, mais reage à exposição solar: isto torna-a mais propensa aos riscos de manchas e distúrbios de pigmentos.

Este tipo de cicatriz de acne é bastante difícil de desvanecer. E mesmo as técnicas médicas propostas (laser, peeling, etc.) neste tipo de casos têm os seus limites.
Portanto, a chave é a prevenção, evitando qualquer exposição ao sol, aplicando um protetor SPF 50+, adaptado à pele com tendência acneica. Estes produtos têm a vantagem de proteger a pele com filtros de largo espectro enquanto atuam sobre a regulação do sebo. Escolha fórmulas que contenham pós matificantes pelo seu efeito não gorduroso sobre a pele e que sejam extremamente agradáveis, com texturas mais fluidas. 

AD_ACNE_BROWN-SCAR_SQUARE 472x472
AD_ACNE-SCAR_SQUARE_2021 472x472

Marcas de acne
Sob a forma de um buraco

Este tipo de cicatrizes de acne com um buraco é a complicação mais comum de acne. Também são conhecidas como “cicatrizes atróficas”. Aparecem quando as camadas superiores e mais profundas da pele estão danificadas. Porquê? Porque, ao preencher a perda de tecido, a pele tende a encolher para dentro: é isso que cria o "oco" visual.
Muitas vezes, aparece uma cicatriz de acne em resultado de borbulhas vermelhas, localizadas por baixo da pele, mas também borbulhas brancas infetadas.
Este é também o tipo de cicatrizes visto quando pontos negros grandes permanecem alojados durante demasiado tempo na pele: mesmo após a remoção por um dermatologista, os poros podem permanecer dilatados durante muito tempo e dão o aspeto visual de um buraco.

Por isso, para evitar ao máximo estas cicatrizes que se parecem um "buraco", nunca o podemos dizer o suficiente - não sinta a tentação de espremer a pele, resista à tentação de tirar borbulhas e pontos negros.


Cicatrizes de acne vermelhas

As cicatrizes de acne vermelha surgem à medida que os inchaços crescem. Também é conhecida como “cicatrizes hipertrópicas”.
Em contraste com as cicatrizes de acne em formato de buraco, estas são muito menos comuns. É como se o processo de cicatrização perdesse o controlo e, ao trabalhar demasiado depressa, também não funciona. A pele torna-se então mais espessa do que a normal.
Dependendo do caso, estas cicatrizes vermelhas de acne podem dar mais comichão e podem também ser mais dolorosas.

AD_ACNE_RED-SCAR_SQUARE 472x472

As borbulhas podem deixar diferentes tipos de cicatrizes de acne na pele: como orifícios, inchaços, manchas, etc.
De tal modo que apenas desejamos uma coisa neste momento: que estas memórias de acne desapareçam e que possamos virar definitivamente a página.
Mas será possível remover todas as cicatrizes de acne? Quais são as soluções possíveis? São eficazes?
Há muitas soluções e o aconselhamento especializado deve ser tido em conta para encontrar a melhor solução para si. Até lá, eis algumas dicas para que servem de ajuda para ver os efeitos de forma mais clara!

Adote uma rotina simples e delicada!

As cicatrizes de acne não combinam bem com uma rotina de cuidados de pele agressiva, nem com uma acumulação de produtos na pele. Adote o famoso provérbio "menos é mais ": quanto menos fizer, melhor será a sua pele! 

  • Dispense tempo, evite mexer demasiado depressa ou demasiado repetidamente. A acne não é causada por um rosto sujo, pelo que não é necessário esfregar ou escamar a pele. 
  • Escolha produtos de cuidado da pele para a fragilidade da sua pele, géis suaves de limpeza ou água micelar sem enxaguamento. Também não se esqueça de secar a pele, simplesmente ao passar com um lenço de papel ou com uma toalha limpa.
  • Em seguida, opte por um cuidado anti-imperfeições completo para completar a sua rotina. Estes têm a grande vantagem de tratar os sinais visíveis de acne (como o excesso de sebo, pontos negros, marcas, etc.) e de ajudar a restabelecer o equilíbrio da barreira cutânea. Poupam-no também de ter de aplicar mais cuidados e, por conseguinte, de ter de agravar repetidamente a sua pele já delicada!
    Além disso, garantem um bom nível de hidratação da pele, que é essencial para melhorar o processo de cicatrização. 

Proteja-se da exposição solar 

A exposição ao sol significa risco de cicatrizes de acne com manchas castanhas devido à ativação da melanina, o pigmento protetor da pele.
Por isso, não desista da proteção solar adequada: opte por produtos de cuidado da pele com texturas fluidas que oferecem um índice SFP 50+. E, como prioridade, escolha produtos que tenham sido especificamente concebidos e formulados para pele com tendência acneica: terão a grande vantagem de lhe fornecer ingredientes ativos seborreguladores e matificantes, que são muito úteis para ajudar a pele a regular-se a si mesma.

Trate a sua pele de modo delicado 

Tratar suavemente a sua pele, limpá-la e protegê-la diariamente e utilizar práticas suaves de cuidado da pele pode reduzir muito o risco de cicatrizes de acne.
Entre os procedimentos mais prováveis para criar uma cicatriz de acne? Tocar nas suas borbulhas e pontos negros, espremê-los, etc. Sabe-o, mas voltamos a dizer-lhe... Não esprema borbulhas nem pontos negros!

E gostaríamos de lhe recordar o motivo: quando um borbulha de acne atinge a fase branca com a formação de uma pústula, não deve ser atravessada, uma vez que aumenta o risco de cicatrização deficiente, e, além disso, não ajuda a acne a cicatrizar mais rapidamente:
- Os micróbios conseguem entrar e, por fim, agravar a inflamação local
- A borbulha poderá gretar abrir da pele, criando uma inflamação mais profunda.
E depois... Aquilo de que mais tem receio: a borbulha torna-se ainda maior e mais vermelha.
 

Maquilhagem como camuflagem!

A maquilhagem é um passo complementar que pode ser adicionado sem qualquer problema, dependendo do desejo e da necessidade de camuflar cicatrizes de acne. Escolha uma maquilhagem especificamente formulada para peles delicadas e não comedogénica. Existem também texturas mais adequadas para peles oleosas, tais como texturas sem óleo. Em todos os casos, evite utilizar texturas demasiado espessas, uma vez que tendem a acentuar o relevo das cicatrizes. 

Uma técnica de maquilhagem muito eficaz é camuflar cicatrizes de acne ou imperfeições faciais com a correção da cor. Não hesite em pedir aconselhamento numa farmácia ou numa drogaria. Sonde hipóteses, algumas farmácias até ofereçam cursos de maquilhagem personalizados. E, claro, se utilizou a maquilhagem na pele, deve removê-la cuidadosamente todas as noites!
 

Creme de cicatrização, o seu melhor aliado 

Muito prático e acessível: cremes de cicatrização da acne! Existem agora cremes que reparam e protegem a pele e são amplamente recomendados para pessoas com cicatrizes de acne.
Estes cremes ajudam a reduzir as marcas, tanto através da promoção da reparação da pele como da proteção SPF 50+, que é ideal para atingir as cicatrizes castanhas em particular.
É um truque fácil, que é ainda mais divertido e eficaz quando combinado com o massajar da cicatriz da acne: 

  • Faça movimentos circulares duas vezes por dia, durante 2 a 3 minutos cada vez, com os seus dedos indicador e médio na zona da cicatriz
  • Se a pele não for dolorosa, enrole também as cicatrizes da acne entre os dedos 

Desta forma, irá estimular a hidratação da pele, melhorar a circulação em torno da cicatriz e torná-la mais suave, lisa e menos visível. Não hesite em aplicar um creme cicatrizante durante vários meses.

Quando vi que as cicatrizes de acne apareciam no meu rosto após espremer a pele, soube logo que tinha de parar se não quisesse que aparecessem mais. Para reduzir as cicatrizes que já existem, uso um creme anticicatrizes todas as noites: Já vejo melhorias!

Estelle, 18

BIOLOGY AC

A BIOLOGY AC elimina visivelmente as imperfeições (borbulhas, excesso de sebo, marcas) e atua diretamente sobre o microbioma da pele para ajudar a restabelecer o equilíbrio. 

Cuidado anti-imperfeições
BIOLOGY AC

Quando uma cicatriz se instala, é difícil fazê-la desaparecer, mas é possível reduzi-la! Aplique um creme de cuidado anticicatrizes e massaje até duas vezes por dia. Consulte um profissional de saúde para avaliar quais as técnicas adequadas para si. A pele renova-se a cada 3 semanas, por isso, tenha paciência! O desvanecimento das cicatrizes de acne pode demorar vários meses.

AD_WEBSITE_PICTO_BLOC-PUSH-ARTICLE_2021

Tem acne?

Encontre mais conselhos especializados

Voltar ao topo