Como posso identificar a pele atópica?
A dermatite atópica, também conhecida como eczema, é uma inflamação da pele relacionada com uma disfunção da barreira cutânea. Evolui entre fases de crise e fases de calma (remissão). Na fase de crise, a pele com tendência atópica é seca, até mesmo muito seca, aparecem manchas vermelhas, formam-se vesículas e podem transformar-se em crostas. Durante estes ataques, a pessoa com pele atópica sente um grande desconforto cutâneo sob a forma de prurido, tensão ou formigueiro.
Tanto o rosto como o corpo podem ser afetados. No rosto, as placas aparecem principalmente nas maçãs do rosto, na testa, nas pálpebras e no pescoço. No corpo, as lesões formam-se nas dobras do cotovelo e joelho e no tronco.
Na fase de remissão, os sintomas da inflamação são invisíveis, mas a pele frágil permanece seca.
Como tratar a pele atópica?
Para além do cuidado recomendado pelo seu dermatologista, durante uma crise de eczema atópico, utilize um produto de limpeza adequado que limpa, suaviza e protege a pele. Depois, sobre a pele limpa, massaje lentamente com um emoliente adequado (creme, leite, bálsamo) que hidratará a pele seca enquanto reforça a sua barreira cutânea.
Em caso de prurido, resista à vontade de coçar, que irá agravar a situação. Descubra as nossas dicas antiprurido.
O risco passa por parar o cuidado assim que a inflamação deixa de ser visível, porque apesar da resolução dos sintomas, a pele atópica permanece frágil. Para reduzir o número de crises, é necessário integrar os cuidados adequados na rotina, tanto durante as crises como durante as fases de remissão. Todos os nossos conselhos sobre como cuidar da pele com tendência atópica.
Se tiver interesse nos nossos produtos de cuidado da pele para pele com tendência atópica, também poderá gostar:
A nossa gama de cuidados da pele Exomega para pele atópica Os nossos produtos de cuidado corporal antiprurido