O que é a acne?
A acne é sinónimo de borbulhas! A acne faz-nos lembrar todas as borbulhas que muitas vezes surgem no rosto, dos adolescentes de uma geração para a seguinte, e agora cada vez mais para as mulheres adultas.
Do que se trata, exatamente? A acne é um problema de pele relacionado com a inflamação dos folículos pilossebáceos, que se manifesta através do aparecimento de borbulhas. Mas o que é que está, de facto, a acontecer?
Muitas vezes, começa com pontos negros, mas as borbulhas vermelhas e brancas também podem formar-se rapidamente.
Este sintoma de borbulhas associado à acne é, de facto, o resultado de um desequilíbrio fisiológico que se manifesta ao nível da pele: o sebo, a "gordura" que protege naturalmente a pele, é produzido em quantidades demasiado grandes e torna-se mais espesso. A pele também se torna mais espessa.
O resultado é o sebo não conseguir fluir adequadamente, os poros preenchem-se, e dá origem ao famoso ponto negro ou ao microquisto Esta é a primeira fase da acne retencional.
E quando as bactérias proliferam dentro das glândulas sebáceas, as lesões tornam-se inflamatórias (e, em seguida, as pústulas). A razão? A perda de diversidade de germes e bactérias que colonizam naturalmente a pele. Este desequilíbrio de todo o microbioma da pele, também conhecido como disbiose, leva a uma fragilidade geral da pele.