O que causa as estrias?
Certas alterações hormonais, provocadas principalmente pela puberdade ou gravidez, fazem com que a elasticidade da pele varie. Quando se torna menos flexível, se for esticada pode rasgar na derme profunda, criando estas marcas, que são semelhantes a cicatrizes esticadas.
Onde aparecem as estrias?
As estrias encontram-se principalmente no estômago, nos seios, nos braços, nas nádegas e nas ancas. Isto é óbvio, se pensarmos na causa: estas são áreas onde a pele se estica facilmente com ganho ou perda de peso, crescimento, ou durante a gravidez.
Quem tem estrias?
As estrias fazem parte da vida da maioria das mulheres, sendo que 80% das mulheres sofrem estas pequenas cicatrizes em certas áreas do seu corpo. Uma razão para isso é que são elas que carregam os bebés! Durante a sua primeira gravidez, 50 a 70% das mulheres experimentam o aparecimento de estrias, muitas vezes no final da gravidez.
Será que isto significa que os homens nunca ficam com estrias? Não, eles também estão expostos, mas menos. Por exemplo, na altura da puberdade, 25% das raparigas contra apenas 10% dos rapazes observam o aparecimento de estrias.
Como se evitam as estrias?
Não alimentemos esperanças: é difícil impedir o aparecimento de estrias. Ainda é possível evitá-las com um estilo de vida saudável e antecipar os períodos em que é provável que apareçam estrias. Quando estiver grávida, por exemplo, opte por um produto específico e aplique-o diariamente. Ao aplicá-lo, pense em estimular a elasticidade da pele.
É importante lembrar que as estrias são também vestígios das nossas vidas e que não devemos tentar antecipar ou evitar a sua chegada a todo o custo...
Como é que se removem as estrias?
Convenhamos, as estrias não vão desaparecer sozinhas. É preciso encarar isso. Se as achar desagradáveis, ainda poderá reduzi-las. Como todas as cicatrizes, elas são particularmente recetivas à massagem, o que melhora a elasticidade da pele.