AD_IRRITATIONS_CHILD-IRRITATED-CHEEK-CREAM_LARGE_2021

Acalmar a dermatite atópica no rosto

A dermatite atópica, também conhecida como "eczema atópico", é uma dermatose inflamatória crónica (estado da pele), alternando entre surtos e períodos de remissão. Tem uma predisposição genética e afeta principalmente as crianças, mas por vezes persiste na idade adulta. No rosto, a dermatite atópica desenvolve-se frequentemente nas dobras: atrás da orelha ou nas pálpebras. Para si, para o seu filho ou para o seu bebé: o que deve evitar fazer para poder lidar melhor com o eczema atópico no rosto? A receita certa envolve tratar e suavizar a pele. Todos os nossos conselhos nesta ficha prática.

  • No rosto, a dermatite atópica desenvolve-se frequentemente nas pálpebras, onde a pele é fina, seca facilmente e tem "buracos", o que favorece o depósito de alérgenos e o desenvolvimento de irritação. 
     
  • Manchas vermelhas, de contornos irregulares que ficam cobertas com pequenas vesículas com comichão e exsudado. 
     
  • Hoje em dia, 20% das crianças são afetadas, casos em que os sintomas começam nos primeiros três meses de vida, bem como 2 a 3% dos adultos.

Porque deve evitar usar discos de algodão para a limpeza facial?

Ainda que pareçam macios, deve ser evitado esfregar o algodão em pele frágil. Para remover a maquilhagem e limpar o seu rosto (ou o do seu filho), opte por uma massagem circular com os dedos usando um produto adequado para a pele atópica, antes de enxaguar com água morna e secar o rosto com uma toalha. 

  • A consulta médica é necessária para descobrir tratamentos adequados. Em seguida, aplicar o tratamento prescrito todos os dias. 
     
  • Aplicar um emoliente uma ou duas vezes por dia nas zonas secas do rosto para reforçar a barreira cutânea, reduzir a sensação de comichão associada à pele seca, e reduzir a frequência das crises.
     
  • Adotar uma rotina que combine um produto de limpeza emoliente e um bálsamo emoliente, creme ou leite.
     
  • Escolher um produto de limpeza ultra-suave sem sabão e enxaguar com água morna. E não se esqueça que ao secar nunca deve esfregar! 
     
  • Para adultos, evitar aplicar maquilhagem com produtos "clássicos" que obstruem a pele e a impedem de respirar ou com uma fórmula que contenha agentes agressivos para a pele frágil. Optar por produtos de maquilhagem médica, hipoalergénica e não comedogénica (vendidos em farmácias) e manter as bases leves.
     
  • Se ocorrer prurido, opte pelo frio (em vez de sucumbir ao coçar!) Aplicar um saco de gelo ou cubos de gelo (num pano limpo) nas áreas afetadas. Consulte para mais conselhos sobre como aliviar a comichão
AD_WEBSITE_EXPERT-DOSSIER_DERMATO_M-AMBONATI_2021

Notas do especialista

O rosto é uma parte muito exposta do corpo (vento, variações de temperatura, sol, etc.) e tem por isso mais tendência a sentir desconforto. Não hesite em reaplicar o seu emoliente ou stick labial durante o dia. Além disso, não se esqueça de aplicar protetor solar.

Dr Marco Ambonati, Dermatologista

AD_WEBSITE_PICTO_BLOC-PUSH-ARTICLE_2021

Mais informações

Outros conselhos para a pele de tendência atópica
 

Voltar ao topo