Tudo começou nos anos 70 quando o Sr. Pierre Fabre, farmacêutico de Castres, apaixonado pela botânica, escolheu a aveia, uma planta esquecida na altura, mas que tinha sido utilizada durante mais de três milénios para fins medicinais. Este foi o início de uma longa busca que ainda hoje se realiza no sudoeste de França
Esta Aveia DERMAtológica, ou Avoine em francês, inspirou a marca A-DERMA e deu origem, em 1982, ao primeiro produto da marca, o Pain de Aveia Dermatológico, que foi também o primeiro syndet (pain sem sabão) à venda nas farmácias, um testemunho de uma marca pioneira, porque, com este produto, nasceu também a Dermocosmética vegetal...
Foram desenvolvidos produtos novos e inovadores, que se encontram agora entre os mais vendidos e recomendados pelos médicos, bem como ferramentas que ajudariam os médicos e os consumidores a gerir determinadas doenças:
■ 1993
Um duplo sucesso com o lançamento de Dermalibour, a primeira fórmula industrial no mercado feita de Zinco de Cobre, e Epitheliale, produtos reparadores e calmantes para peles frágeis e irritadas
Publicação da S.C.O.R.A.D., uma pontuação de avaliação e a primeira ferramenta de monitorização da evolução da Dermatite Atópica, pela ETFAD (European Task Force on Atopic Dermatitis) em parceria com a A-DERMA. Atualmente, é a escala de referência para verificar a eficácia dos cuidados contra a Dermatite Atópica. Seguiu-se então a sua versão "Orientada para o Paciente" em 2009: o PO-SCORAD.
A-DERMA lidera a inclusão dos consumidores no desenvolvimento de ferramentas e produtos para melhorar o seu bem-estar, o início da "Centralidade do Paciente".